Whatsapp: (21) 99525-3071

Acessibilidade nos condomínios: uma realidade cada vez mais comum

<a href="https://www.lowndes.com.br/autor/lowndes/" target="_self">Lowndes</a>
Lowndes

Postado dia 21 de setembro de 2021

A garantia à acessibilidade é um direito previsto em lei e ancorada, ainda, por normas técnicas que contemplam construções e adaptações na construção civil visando o direito de ir e vir às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No Brasil, a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência engloba acessibilidade nas edificações afim de promover condições de igualdade e liberdade fundamentais a todos. Vivem hoje no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Este número corresponde a 35% da população somente da cidade do Rio de Janeiro.

No dia 21 de setembro celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um dia importante para debater os avanços nas políticas e iniciativas país afora. Para a síndica à frente do Condomínio Parma há seis anos, no bairro da Glória, Zona Sul do Rio, Elza Ferreira, a construção de uma rampa para a acessibilidade dos moradores cadeirantes ou com mais idade e, portanto, com mobilidade reduzida, foi muito mais do que uma simples obra, foi a devolução da vida para uma moradora. “Uma senhora (hoje falecida) estava há mais de um ano sem sair de casa e seu sonho era ir à missa do galo. Conseguimos terminar a obra na véspera do Natal. Quando sua filha a levou até a portaria, ninguém conteve as lágrimas”, relembra Elza com a voz embargada de emoção. “Faço o meu trabalho com o intuito de cuidar e respeitar o outro. Me preocupo genuinamente com o bem-estar de todos os moradores. A entrega da rampa não é só uma obrigação, é um ato de amor”.

Já no bairro de São Francisco, em Niterói, o condomínio do síndico Carlos Vinícius de Amorim, entregue há quatro anos, já entrou em funcionamento com um elevador exclusivo para pessoas com necessidades especiais e um banheiro 100% adaptado na área comum do prédio, próximo ao salão de festas. A manutenção daquele fica embutida junto à manutenção dos demais elevadores, o que não gera custo extra. Por ter um número considerável de moradores idosos que contam, inclusive, com aulas de hidroginástica, uma das últimas melhorias realizadas foi a colocação de uma plataforma intermediária para facilitar o uso da piscina. “Esta resolução veio com o pedido dos moradores e conseguimos resolver prontamente. Estamos estudando a colocação de rampas em todos os acessos do condomínio onde há degraus. Além disso, estou em fase de pesquisa de preço para a compra de uma cadeira de rodas para ficar no condomínio e auxiliar em pequenos acidentes”. Vinícius revela que nunca houve resistência nas assembleias quando o assunto é inclusão. “Aqui o respeito é a base de tudo. Desde os anseios dos moradores até a tratativa dos porteiros junto aos moradores ou visitantes com mobilidade reduzida” diz Vinícius, síndico no local há três anos.

Em Laranjeiras, também Zona Sul do Rio, no condomínio do síndico Paulo Prette, a alocação para um elevador exclusivo para pessoas com necessidades especiais sofreu resistência dos moradores em um primeiro momento. Hoje, depois de um ano, sua importância é unânime. “Os moradores estão gratos por termos este acesso pois, além de garantir um direito básico a todos, valoriza o patrimônio. Este é o futuro. Igualdade e liberdade para todos”, finaliza Paulo.

A Lowndes Condomínios e Locações apoia dois projetos que reciclam itens de plástico para a entrega de cadeira de rodas. Afinal, muitas pessoas com necessidades especias nem sequer conseguem adquirir o item que permitem sua locomoção. “A Lowndes Social surgiu em 2019 a fim de levar um pouco mais de conforto a quem precisa. Nos importamos com a qualidade de vida de todos e almejamos por um futuro onde o dia 21 de setembro será marcado apenas por grandes feitos para inclusão de todos na sociedade”, revela Francisco Branco, diretor da empresa. A administradora, no mercado há 85 anos, iniciou o mês de setembro com uma ação inclusiva no marketing digital. Todas as publicações nas redes sociais levam a hashtag #pracegover, movimento criado na internet em 2012 visando a comunicação dos cegos no mundo digital.

No braço de locações da administradora, já foram realizadas tratativas para obras nos imóveis alugados visando aumento da largura de porta para acesso dos moradores cadeirantes. Os gestores da área veem no horizonte uma mudança que está por vir até mesmo na maneira de se fazer os anúncios dos imóveis disponíveis para venda ou locação.

Construa uma gestão de sucesso com a ajuda da Lowndes

Escudo Lowndes

Lowndes

Administradora Condominial no Rio de Janeiro

Leve Seu Condomínio Para Um Novo Patamar

Peça agora sua proposta personalizada

Notícias Relacionadas